Bem-vindo(a) a este e-learning sobre deslocamento por desastres!

Aprofunde a sua compreensão de um dos impactos mais comuns dos desastres: o deslocamento por desastres. Este curso interativo e dinâmico de e-learning destila a orientação do guia "O Deslocamento por desastres: como reduzir o risco, abordar os impactos e reforçar a resiliência" e sua lista de verificação.

Ao ajudar as personagens a tomar decisões para prevenir e gerir o deslocamento por desastres em vários contextos, ganhará conhecimentos e reforçará competências para enfrentar o deslocamento por desastres na sua própria comunidade ou governo.

Este curso e-learning foi desenvolvido através de uma colaboração entre o Conselho Norueguês para Refugiados, a Plataforma sobre Deslocamento por Desastres e o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres através do generoso apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

O curso está também disponível para descargar e completer offline e em espanholfrancês e inglês.


A person with a thinking bubble

Este curso é para mim?

O curso destina-se a profissionais de redução de risco de desastres: tanto os formuladores de políticas como os implementadores em todos os níveis e em todos os sectores. O curso também pode ser de interesse para aqueles que promovem o desenvolvimento sustentável, adaptação a mudança climática e erradicação da pobreza, entre outros.

A person with a lightbulb over their head

Como eu vou me beneficiar deste curso?

Ao final deste curso, você saberá:
  • Como evitar o deslocamento de desastres, compreendendo os fatores de risco subjacentes que podem levar ao deslocamento;

  • Como tratar efetivamente o risco de deslocamento através de leis, políticas e mecanismos de governança; 

  • Como se preparar para o deslocamento por desastres;

  • Como identificar e abordar as necessidades específicas de assistência e proteção das pessoas deslocadas por desastres;

  • Como cumprir os princípios e padrões humanitários mínimos em contextos de deslocamento por desastre, incluindo a coordenação da resposta;

  • Como apoiar a resiliência e encontrar soluções duradouras para pessoas deslocadas ou em risco de deslocamento por desastres e comunidades anfitriãs.

A clock showing 15 minutes passing

Quanto tempo vai demorar?

 

Este curso deve demorar 4 a 5 horas a ser concluído.


Three stacks of coins with a question mark on the top

Quanto é que custa?

 

Este curso é gratuito!

A certificate scroll with a rosette on it

Vou receber um certificado no final?

 

Sim - poderá descarregar um certificado depois de ter completado todos os módulos do curso.

The word START and a question mark in a circle

Como é que começo?

 Desloque-se para o topo da página e clique no botão Concordo -Me inscrevo. Isto irá levá-lo(a) até ao conteúdo do curso. Não precisa de completar o curso de uma só vez - pode sempre continuar mais tarde a partir de onde parou.

Este curso foi desenvolvido através do generoso apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. A versão em língua portuguesa foi desenvolvida graças ao apoio da Agência das Nações Unidas para os Refugiados.

logo of gffo logo of UNHCR in portuguese


Protecção de dados e consentimento

Este curso foi criado e é administrado pelo Conselho Norueguês para Refugiados (NRC). Ao participar neste curso está a consentir que o NRC tenha acesso às informações do seu perfil Kaya, incluindo o seu nome e endereço de correio electrónico, para que eles possam fornecer o curso. Isto pode exigir que eles o contactem. Os seus dados serão anonimizados antes de serem utilizados para qualquer análise ou relatório. Se tiver quaisquer perguntas sobre isto, envie um e-mail para kayasupport@nrc.no